quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Wireless Router - Firmware Nacional

Fonte: Thunder Boy

Bem, não tou ganhando nenhum “jabá” para divulgar isso, mas como achei a idéia super legal, vamos divulgar…

Imagine que você, especialista em redes, seja chamado para configurar uma “redezinha” onde o cara compartilha a conexão com meio mundo de gente, e tem uns camaradas que ficam o dia todo baixando coisas em Torrent ou no Emule… o que você faria? Simples, colocaria um servidor Linux (claro), e configurava um QOS  - controle de banda (tem vários Access Point que já vem com isso integrado em sua interface).

Mas ai seu cliente fica super feliz com sua idéia e começa a pedir mais coisas, como receber o link de um AP, via Wireless, e repassar para uma rede cabeada, controlando a banda individual de cada cliente por MAC, por IP ou Faixa de IP’s, para em caso de falta de pagamento, ou outro motivo, ele possa bloquear um cliente apenas sem prejudicar os demais.

E mais, agora o cliente quer utilizar regras Layer7 no controle de banda por IP definindo o percentual sobre o total de banda que cada protocolo pode usar. Por exemplo, se você cadastrar uma regra para Edonkey com 3%, mesmo que todos os clientes estiverem fazendo downloads pelo emule ao mesmo tempo esse consumo não vai ultrapassar de 3% da banda total de cada IP…

Agora imagine fazer isso e muito mais coisas diretamente no seu Roteador Wireless (AP), sem a necessidade de ter máquina dedicada como servidor?

Legal né, essa é a proposta da empresa Wireless Router. Eles personalizaram o firmware  Realtek RTL 8186 e adicionaram  muitos recursos tanto em redes 802.11 b/g.

Confira no site dos caras os AP compatíveis… há bom que o custo é baixo, apenas R$ 25,00 pela licença de cada AP.

Link:
http://www.wirelessrouter.com.br/

Página de demostração do Firmware:
http://www.wirelessrouter.com.br/demo/

Um comentário:

internetto disse...

Bacana... Legal mesmo... Mais uma opção, pois precisávamos disso.