quarta-feira, 30 de abril de 2008

Resolução e Layout para o seu site !

Chegou a hora de desenvolver um website, então qual o tipo de layout usar? Fixo, líquido ou elástico?

Esta questão sempre gerou um bom assunto entre desenvolvedores, mas na verdade não existe um melhor layout a ser usado, cada uma das soluções tem seus pontos positivos e negativos.

Muitos desenvolvedores consideram que a resolução de 800×600 já é passado e costumam utilizar em seus sites uma largura de 1024.
No exterior o padrão instituído já é 1024 de largura, mas aqui no Brasil ainda estamos longe desta realidade, por isso não podemos ignorar resoluções menores. O bom desenvolvedor deve sempre procurar desenvolver um projeto compatível com o maior número de computadores possíveis.
Segundo as estatísticas da W3 Counter, apenas 7,91% utilizam a resolução 800×600. Aqui no blog este percentual é bastante diferente:

    1280×1024: 37,31%
    1024×768: 33,27%
    1152×864: 12,50%
    1280×800: 8,08%
    800X600: 2,12%
    Outros: 6,72%

Como este blog é focado para desenvolvedores, não preciso me preocupar com uma resolução menor que 1024px, pois acredito que não exista design e programadores que ainda usam 800×600.


Mas em um site comercial estes números são bastante diferente. Precisamos sempre levar em consideração muitos fatores.
Então qual o melhor layout usar? Vamos a uma pequena descrição deles:

Layout Fixo:

O desenvolvedor tem melhor controle de como irá disponibilizar o conteúdo, a largura menor também facilita a leitura na tela e seus pontos negativos são que o layout não pode ser adaptado as necessidades do usuário além de ser posicionado no centro ou em um dos lados deixando muito espaço à sua volta.

Layout Líquido:

Este tipo de layout tem uma melhor acessibilidade, o conteúdo se adapta à resolução do usuário ocupando toda área da tela permitindo transmitir mais informação pois acaba com os espaços vazios em volta do website. Seus pontos negativos são a maior dificuldade de leitura, pois as linhas de textos se tornam muito longa e uma maior dificuldade para o desenvolvedor posicionar de forma correta os elementos do site.

Layout Elástico:

É uma mistura entre o layout fixo e líquido. Ou seja, a largura da página é extensível até certo ponto tornando se fixa depois, também podemos definir uma largura mínima para página.
A maior vantagem deste tipo de layout é a facilidade que o desenvolvedor tem para posicionar os elementos na página e o controle por parte do usuário sobre a largura da janela. Mas nem tudo são flores, nosso querido "azulzinho" não suporta alguns atributos deste tipo de layout, então somos obrigados a pensar em outras alternativas.

Então a melhor forma para escolher um layout é mesmo fazer uma boa pesquisa quanto ao público alvo do site e tentar desenvolver um sistema que atinja o maior número de pessoas possíveis.

Nenhum comentário: