terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Scroogled - E se o Google agora resolvesse controlar a sua vida?

Por nandokanarski

scroogled_tubE se o Google agora resolvesse controlar a sua vida? O conto Scroogled, de Cory Doctorow - do BoingBoing - mostra como seria a vida se o Google controlasse tudo em nossas vidas. O texto é um tanto alarmista e assustador sobre o futuro da humanidade nas mãos da Google, porém mostra o que realmente pode acontecer caso a empresa continue coletando informações e se dedicando à propaganda cada vez mais contextual.

Leia abaixo um trecho do conto:

(…) Greg sentiu um aperto. “Você está a ver os meus resultados de pesquisas e e-mail?” Ele não tocava num teclado de computador há mais de um mês, mas sabia que o quer que tivesse introduzido naquele campo de pesquisa seria bem mais revelador do que tudo o que ele já tinha dito ao seu psiquiatra.

“Senhor, tenha calma, por favor. Não, não estou a ver as suas pesquisas,” disse o homem em tom de gozo. “Isso seria anti-constitucional. Nós apenas vemos os anúncios que aparecem quando você lê o seu e-mail e faz as suas pesquisas. Tenho aqui uma brochura que explica tudo. Poderá lê-la quando estivermos terminados.” (…)

A versão completa e traduzida, publicada no Sedentario e Hiperativo, pode ser baixada aqui no formato em PDF.

Nenhum comentário: