sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Rival da Wikipedia feito pela Google?

knol 
Um projeto semelhante a Wikipedia, onde os usuários podem inserir textos sobre assuntos conhecidos está sendo desenvolvido pela Google. Por enquanto apenas para usuários convidados, a versão beta permite a criação de páginas com artigos e fotos sobre assuntos diversos. Chamados de Knols (do inglês "units of knowledge", ou simplesmente unidades de conhecimento), os artigos terão um grande percurso pela frente para poder enfrentar a Wikipédia, já com grande conteúdo na web.

"Acreditamos que conhecer quem escreve ajudará os usuários a utilizar o conteúdo de uma melhor forma", diz Udi Manber, vice-presidente de engenharia em um post no blog oficial do Google. Segundo o Google, qualquer um pode escrever sobre um tópico. A repetição de entradas com o mesmo assunto é benéfica. O Google fornecerá o espaço para hospedagem, bem como ferramentas de edição.

Os usuários podem escolher se o Google poderá exibir anúncios nos knols. Uma porção substancial do lucro gerado será repassado aos responsáveis pelo knol.

Nenhum comentário: